Setor de logística cresce na Bahia e abre 29 mil vagas em 8 meses; saiba como buscar emprego

A demanda por profissionais na área de logística tem crescido consideravelmente para apoiar a expansão do setor na Bahia. Apesar das oportunidades, os candidatos às vagas de emprego precisam de qualificação para se destacar no mercado de trabalho, o que aumenta as chances de contratação.

Além do cenário econômico favorável na logística, estamos em uma das melhores épocas do ano para quem busca um serviço. No próximo mês acontece a Black Friday, marcada para o dia 24 de novembro. A data está consolidada no comércio do país para a oferta de promoções. Logo em seguida, o período do Natal impulsiona a criação de vagas de trabalho temporárias.

Entre as empresas que terão oportunidades no setor de logística operacional, destaca-se o Mercado Livre. A empresa anunciou que abrirá 5.650 vagas temporárias em quatro estados do Brasil. Dessas, 289 serão na Bahia, vinculadas ao Centro de Distribuição de Lauro de Freitas.

As vagas são para áreas de operações e de logística e há a possibilidade de algumas posições se tornarem fixas. Para concorrer, os candidatos devem ficar atentos ao site de Carreiras do Mercado Livre (https://trabalheconosco.vagas.com.br/mercado-livre), onde as vagas estão sendo disponibilizadas gradativamente.

Morador de Camaçari, Álisson Pablo é colaborador no setor de monitoramento de rotas e logística do Mercado Livre em Lauro de Freitas. Com apenas 22 anos, o jovem formou-se em técnico de qualidade no SENAI. Foi graças a essa formação que ele conseguiu a oportunidade de trabalhar no Centro de Distribuição Fulfillment do marketplace, onde começou em 2020 na área de inventário de estoque.

“É uma área bem dinâmica, com bastante crescimento e uma grande oportunidade de trabalho. Eu iniciei no Mercado Livre na pandemia. Enquanto muitas empresas estavam em baixa, com desligamentos e uma quantidade reduzida de pessoas, a área de logística estava começando a se instalar mais, por causa das compras online que aumentaram durante a pandemia”, relembra o jovem, que agora trabalha na modalidade home office.

Com o salário que recebe, ele conta que já consegue contribuir com as despesas da casa onde mora com os pais e três irmãs, além de arcar com os gastos pessoais e investir na continuidade dos estudos. Hoje, Pablo é formado como tecnólogo em logística pela Universidade Estácio e faz capacitações em outras áreas, como dados e design.

De acordo com dados do Novo Caged, de janeiro até agosto deste ano foram admitidos 29.356 trabalhadores no setor de Transporte, Armazenagem e Correio em todo o território baiano. Descontando os funcionários desligados no período, foram criadas 4.718 novas vagas no setor ao longo desses oito meses. Para efeito de comparação, o saldo de geração de empregos relacionados à logística em todo o ano de 2022 foi de 6.296.

Pablo confia que o cenário atual de empregabilidade no setor é bastante positivo. “Eu acredito que a gente está vivendo um ótimo momento na área de logística, não só no Mercado Livre, mas nas principais empresas em geral. Acho que é necessário aproveitar esse momento e se qualificar cada vez mais”, sugere.

Uma alternativa para ter acesso às vagas é buscar atendimento junto ao SineBahia, realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do Estado, que oferece o serviço de intermediação para o trabalho de forma gratuita. O sistema identifica, analisa e encaminha profissionais para as vagas oferecidas pelos empregadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close