Revisão da vida toda – se você é aposentado, saiba se pode pedir novo cálculo do benefício

Revisão da vida toda” – se você é aposentado, provavelmente já escutou essa expressão. E para explicar como a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir a revisão de todo o tempo trabalhado em termos de aposentadoria pode impactar a sua vida, o Bahia Notícias entrevistou o advogado Eddie Parish, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA).

Segundo o advogado, o termo define uma tese sustentada no Supremo sobre a possibilidade dos cálculos da aposentadoria serem baseados em todos os salários que a pessoa recebeu durante a vida. É que, conforme Eddie Parish explica, após o ano de 1999, as aposentadorias foram calculadas pelos salários que a pessoa recebeu após julho de 1994, quando foi instituído o Plano Real. Entretanto, muitos trabalhadores da década de 1980 se sentiram prejudicados, pois os salários desse período foram excluídos dos cálculos.

Antes de explicar exatamente como funciona a revisão da vida toda, Parish detalha que a Seguridade Social brasileira é formada por um tripé: saúde, assistência social, previdência. E justamente cabe à previdência cuidar das pessoas dos riscos sociais, como em casos de maternidade, auxílio doença, invalidez e terceira idade. Para o especialista, a previdência tem que ser obrigatória por ser uma forma de tutelar que o cidadão tenha condições de cuidar de si mesmo.

Fonte: BN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close