Jequié e outros municípios passam mais de 12 horas sem energia e Coelba se nega a prestar esclarecimentos

A reportagem da Rádio 95 FM começou desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20) a registrar as reclamações de usuários de serviços da Companhia de Eletricidade da Bahia em Jequié com relação a falta de energia elétrica, que durou cerca de 12 horas em mais de 80% da cidade.


Com o intuito de obter melhores informações e detalhes sobre o incidente a equipe se dirigiu até o centro de distribuição da Coelba onde um segurança atendeu a equipe e se absteve em comentar sobre o assunto, porém não se negou a solicitar uma responsável para falar com a equipe e esta não recebeu a reportagem e enviou informação de que a resposta a intervenção da imprensa seria aguardar “Ela disse que o único jeito é aguardar e que não vai ter informações” afirmou o segurança.


A energia voltou a normalidade por volta de 09:00 horas da manhã em parte da cidade, já que no Bairro do Mandacaru, Rua Beira Rio a nossa reportagem flagrou um poste caído, segundo informações de moradores “Desde as 15 horas de terça-feira (19) e a equipe ainda não havia tomado nenhuma providência, exceto de efetuar o desligamento da fiação que ficou pendurada e totalmente vulnerável a acidentes”.


A população taxou a empresa como irresponsável e desrespeitosa devido a tantas horas sem o serviço que gerou prejuízos a sociedade, comerciantes e entidades, porém ainda assim a COELBA se negou a explicitar informações sobre o caso.


Segundo levantamento feito pela nossa reportagem junto a Polícia Rodoviária Federal, o fato pode ter ocorrido devido a queda de uma torre na BR-116, trecho de Manoel Vitorino após alguns minutos de chuva acompanhada de fortes rajadas de vento. No local o trânsito ficou interditado causando filas quilométricas e só liberado horas depois do incidente.


Nesta quarta-feira (20) A previsão é de pancadas de chuva em todos os municípios do estado, e Salvador pode ter chuvas intensas durante todo o dia, com trovoadas e rajadas de ventos. A temperatura máxima será de 27ºC e a mínima, de 24ºC. Nas cidades em alerta laranja, a chuva pode variar de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. A previsão do tempo para Jequié nesta quarta-feira (20) é de Sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado com chuva a qualquer hora e temperatura oscila entre 21º e 31º graus. Além de Jequié, outras cidades na região Vale do Jiquiriçá também forma atingidos.

EMBASA EMITE NOTA SOBRE SUSPENSÃO DE ÁGUA EM IPIAÚ E REGIÃO DEVIDO A QUEDA DE ÁRVORES

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu na noite desta terça-feira, 19, um comunicado de urgência informando a interrupção no sistema de abastecimento de água na cidade de Ipiaú e no distrito do Japomirim, município de Itagibá, devido aos estragos provocados por fortes ventos que atingiram a região.

Os danos foram causados pelo tombamento de árvores que resultou na interrupção do fornecimento de energia no ponto de captação de água. A Coelba, concessionária de energia elétrica, já foi acionada para restabelecer a energia na região afetada, e equipes técnicas da Embasa estão mobilizadas para resolver o problema o mais rápido possível.

A Embasa ressalta que está empenhada em resolver a situação de forma ágil e eficiente. Assim que a energia for restabelecida, as operações de captação, tratamento e distribuição de água serão retomadas imediatamente. No entanto, devido à complexidade da situação, a previsão para a normalização do abastecimento é de até 72 horas.

Enquanto os trabalhos de recuperação estão em andamento, a Embasa solicita a colaboração da comunidade no uso racionalizado de água. A Embasa disponibiliza o número 0800 0555 195 para informações adicionais e esclarecimento de dúvidas por parte da população.
Fonte:95 FM Oficial
Texto sob supervisão do Jornalista Mateus Oliver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close