Mais de 25% dos imóveis na Bahia estão desocupados

A cada dez anos, os Censos são feitos e, com frequência, mostram mudanças na população. Desta vez, depois de 12 anos sem o levantamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou para uma novidade nas moradias baianas: o número de domicílios não ocupados tem crescido no estado. Eles correspondem a 25,79% dos imóveis particulares. É como se, em um prédio com 100 apartamentos, 25 deles estivessem vagos ou sendo usados apenas ocasionalmente. As explicações para isso podem ser várias, entre elas, especialistas citam a popularização dos aplicativos de locação por temporada e mudanças pós-pandemia no comportamento dos moradores e proprietários.

Supervisora de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia, Mariana Viveiros explica que os imóveis não ocupados se dividem entre os vagos – aqueles que por algum motivo não têm alguém morando – e os de uso ocasional, que são usados eventualmente, como um sítio, uma casa de veraneio e até apartamentos para locação por até 90 dias, as chamadas temporadas. Na Bahia, esses domicílios, segundo o Censo de 2022, somam aproximadamente 1,8 milhão de imóveis, enquanto os ocupados permanentemente representam 6,8 milhões (74,01%).

Entre os dois Censos anteriores, em 2000 e 2010, era como se os domicílios não ocupados de um prédio com 100 unidades somassem apenas 18 apartamentos. Nesse período, eles não mostraram grandes variações, saíram de 18,08% em um ano para 18,76% dez anos depois. Foi no Censo de 2022 que esse número cresceu, com uma diferença de sete pontos percentuais quando comparado à pesquisa anterior.

Entre as casas de veraneio, sítios, apartamentos para locação temporária e outros imóveis que são usados ocasionalmente, o crescimento nos últimos 12 anos foi de 3,2 pontos percentuais ou 341.491 unidades no estado. A casa da aposentada Juciara Nascimento na praia de Subaúma, no município de Entre Rios, é uma delas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close