Jequié : Fiocruz alerta para aumento de casos de gripes em crianças na Bahia
O período de baixas temperaturas, chuvas ininterruptas em algumas regiões e as aglomerações formam o cenário do inverno da Bahia, que embora não seja rigoroso como do sul e sudeste, é também propício para adquirir gripes e resfriados, também conhecidas como doenças sazonais.
Para alertar a população e a rede de saúde pública, a Fiocruz publicou o boletim Infrogripe, no dia 1º de junho, que apontou as estatísticas das doenças sazonais, gripes e resfriados, na população. Os dados apontam para uma necessidade de proteger mais as crianças, uma vez que o sistema imunológico delas são mais vulneráveis.
Conforme o boletim, nas crianças, principalmente na faixa até os dois anos, segue desde o mês de abril a manutenção do crescimento significativo de novos casos semanais e de internações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Também observou-se crescimento de casos de H1N1 em adultos associados ao vírus Influenza A, com um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Bahia, no Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Um dado positivo que o boletim traz é a diminuição de adultos infectados pela Sars-CoV-2 (Covid 19). O vírus da Covid-19 saiu de um patamar de 80% dos casos positivos em março para um percentual de 53% nas últimas quatro semanas em pessoas a partir de 15 anos. (Com informações publicadas no portal TRBN)
JR