Jequié: Dr. Antônio Damaceno falou sobre Doenças inflamatórias intestinais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), no mundo estima-se que mais de dez milhões de pessoas são afetadas com DIIs.
O médico Dr Antônio Damaceno concedeu entrevista na rádio 95 FM de Jequié, no programa conexão 95 na última sexta-feira 12/05, e deu destaque ao Maio Roxo que é o mês de campanha da prevenção as doenças inflamatórias intestinais (DIIs), que tem como propósito conscientizar as pessoas sobre esses tipos de enfermidades e mostrar cuidados que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida daqueles que estão acometidos com essas doenças.
O médico cirurgião Dr Antônio falou um pouco sobre as doenças e os cuidados que podem ser feitos: “As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são representadas pela Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Ambas são doenças crônicas e potencialmente graves, que cursam com inflamação do intestino e provocam sintomas como: diarreia, sangramento nas fezes, dor abdominal recorrente, emagrecimento não intencional, cansaço ou fadiga crônica e obstrução intestinal”.
Drª Antônio Damaceno ainda explica que elas não possuem uma causa única reconhecida, mas que existe associação com vários fatores, como predisposição genética, assim como maus hábitos de vida e fatores ambientais, como infecções.
Já na questão dos cuidados, o especialista explica que as DIIs não têm cura, mas há tratamento: “Existem tratamentos eficazes e capazes de promover o seu controle adequado. Reconhecer a doença precocemente é muito importante, pois aumenta as chances de obter sucesso no tratamento e reduz o risco de sequelas irreversíveis para o paciente”. O médico Informa também que não existe uma idade específica para o surgimento das doenças inflamatórias intestinais, mas que ocorrem principalmente em jovens e adolescentes. E que atrapalha na qualidade de vida de seus portadores.