Bebê de Aiquara segue entubado e aguarda decisão judicial de bloqueio de valor para realização de cirurgia
Após o estado não se pronunciar até esta terça-feira (25) depois de ser intimado pela justiça a transferir uma criança de três meses que ainda não foi em casa desde que nasceu, a família do Bebê Arthur Santos de Jesus aguarda ansiosa por um bloqueio judicial nas contas do estado no valor da cirurgia do pequeno para que o procedimento ocorra na rede particular.
O pedido do bloqueio já estava previsto na decisão judicial da 1ª Vara da Infância e Juventude e Execuções de medidas socioeducativas de Jequié expedida em 13 de Abril após pedido da defensoria pública do município de Itagibá.
O caso de Arthur, que é natural de Aiquara, foi relatado pela imprensa desde 27 de março de 2023, porém a Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) não tomou nenhuma providência e não respondeu às solicitações, apesar do ter sido noticiado por diversos jornais.
Na manhã desta terça-feira (25) o pequeno continuava aguardando transferência ainda na Santa Casa de Jequié e sem previsão de atendimento do estado.
Arthur está internado desde o ano de 2022 e no próximo dia 29 completa quatro meses de vida marcados por a aflição de viver em um leito de hospital e tem sua regulação necessária para realização de cirurgias de duas hérnias na virilha.
Ele chegou a passar por momentos de grande perigo no dia 29 de março após sofrer uma parada cardiorrespiratória e a equipe médica declarar dificuldades em reanimá-lo, o que só foi possível após muito esforço dos profissionais.
Mateus Oliveira Reporter