Secretário de Governo explica atuação da Guarda Municipal no CEAVIG e cobra mais apoio das forças de segurança pública do Estado
Em comunicado-resposta encaminhado , acerca de reportagem feita com comerciante do Centro de Abastecimento Vicente Grillo (CEAVIG), sobre a falta de segurança no local, o secretário municipal de Governo, Vagner Amparo, pontuou alguns esclarecimentos acerca do papel que a Guarda Municipal de Jequié, que é subordinada a sua pasta e, em sua opinião, está presente diuturnamente, todos os dias na área comercial. Explicou o Secretário, que durante o andamento da reforma da estrutura física do CEAVIG, a Guarda está funcionando provisoriamente com uma base na Casa e Passagem (antigo Restaurante Popular) e um posto fixo na parte interna do antigo mercadão (Praça da Bandeira), dando suporte aos feirantes.
Vagner Amparo, admitiu que “houve alguns arrombamentos após a baixa das águas e, infelizmente. no seu entedimento, o quantitativo da guarda não tem como estar em toda parte do mercadão, que tem 30 mil metros de comércio não tendo efetivo para estar em todo local a todo momento”. Segundo ele, a insegurança reclamada. não é apenas pela falta da base da guarda municipal funcionando no local, pois s instituição está presente no local todos os dias e, essa insegurança se dá no momento atual que estamos vivendo “com a falta de segurança não só no município de Jequié, como em toda a Bahia. Infelizmente a criminalidade se criou ali e não é responsabilidade apenas da guarda municipal, e sim da Secretaria de Segurança Pública do Estado que coordena a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Civil, “que precisam também fazer a sua parte, não só no CEAVIG como em todo o município”. Em seguida ponderando sua crítica em relação às forças de segurança estaduais, Vagner Amparo enfatizou, “Não estou aqui dizendo que as Polícias Militar e Civil não fazem o trabalho. Fazem o que está no limite do seu alcance, e com a falta de investimentos fica difícil combater a criminalidade”.
JR