Suspensão da Operação Carro Pipa afeta mais de 1,6 milhão de pessoas

A distribuição de água potável pela Operação Carro Pipa (OCP) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), controlado pelo Exército em 54 municípios baianos, está suspensa desde novembro e sem um prazo para a retomada do serviço. Em toda a região do semiárido nordestino, mais de 700 municípios estão em Situação de Emergência (SE) por seca/estiagem reconhecida pela União. Cerca de 1,6 milhão de pessoas foram afetadas pela medida, notadamente em comunidades da zona rural onde a OCP é o único acesso à água de qualidade por parte das famílias.

A Bahia tem atualmente 81 municípios com o decreto SE em vigor por seca/estiagem reconhecidos pelo governo federal e passíveis de obter o benefício. No entanto, conforme nota do Exército, 21 comunidades deixaram de ser atendidas depois do início das chuvas em diversas regiões do estado desde novembro, por não ter mais a necessidade do serviço. Sem indicar quantas pessoas foram afetadas com a suspensão da OCP na Bahia, o MDR justificou em nota que teve parte de seu crédito bloqueado, o que provocou a interrupção do programa emergencial.

No entanto, “já foi realizado o desbloqueio do recurso e, imediatamente, a Pasta solicitou ao Ministério da Economia o remanejamento para a Operação Carro Pipa e outras ações prioritárias. Dessa forma, a operação deverá voltar tão logo o remanejamento seja aprovado” de acordo com a nota.

A tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close