Mais de 1,5 milhão de armas nas mãos de civis estão com registro vencido

Um levantamento da Policia Federal mostra que um arsenal de mais de 1,5 milhão de armas de civis está em situação irregular no Brasil, com o registro vencido.

O Brasil tem hoje quase 2,9 milhões de armas de fogo cadastradas na Polícia Federal em nome de civis – como cidadãos comuns e servidores públicos -, policiais e guardas municipais, que comprovem a necessidade de uso para defesa pessoal. Desse total, segundo a PF, mais da metade está com os registros vencidos. São mais de 1,6 milhão de armas em situação irregular.

O levantamento não inclui as autorizações para armas dos CACs – Colecionadores, atiradores desportivos e caçadores, sob responsabilidade do Exército.

Para renovar o certificado de registro de arma de fogo cadastrado na Polícia Federal, o proprietário não pode ter antecedentes criminais nem responder a inquérito policial ou processo criminal. Deve apresentar comprovação de trabalho e residência fixa; além de comprovar – novamente – capacidade para manusear a arma. Como defende o instrutor de tiro Thiago Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close