Técnicos da Chesf descarta no momento elevação na vazão de água da Barragem da Pedra.

CHESF mantém vazão da Barragem da Pedra em 2.400 metros cúbicos por segundo

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela Barragem da Pedra, em Jequié, divulgou na noite deste domingo, 25, mais um relatório hidrológico, informando a programação de vazões do reservatório que, devido às continuas chuvas ocorridas na Bacia do Rio de Contas nas últimas horas, registrou até às 18h deste domingo, 25, uma afluência da ordem de 2.900 m3/s, praticando uma defluência de 2.300 m3/s e alcançou um armazenamento correspondente a 93,34% do volume útil.

Nesta reavaliação verificou-se redução na taxa de elevação do nível do reservatório, bem como um arrefecimento das chuvas e das vazões nos postos situados a montante. Permanecendo essas condições, a tendência é da estabilização do nível de armazenamento do reservatório. Desta forma, no momento, não estão previstas novas elevações de defluência do reservatório da Pedra, permanecendo no valor de 2.400 metros cúbicos por segundo.

A CHESF ressalta que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na bacia do Rio de Contas, tendo em vista que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2022 e vai até abrir de 2023.

A Chesf alerta a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

2 thoughts on “Técnicos da Chesf descarta no momento elevação na vazão de água da Barragem da Pedra.

  1. Por que a Chesf não soltou a água aos poucos, já que já vinha chovendo a vários dias? Evitaria tanto transtorno.

  2. Minha mãe tem 85 anos, e ela conta uma história dos mais velhos que ela que, Jequié é escuro, que quer dizer: seria acabado com água, e , a alguns anos passados, conhecemos um senhor que foi empregado no conserto da Barragens que estava com uma rachadura, este senhor já faleceu por conta de perder uma perna devido a diabetes. Então. Isto causa medo e deve ser a preocupação de engenheiros competentes para a segurança de Jequié e cidades vizinhas, Principalmente Jitauna porque se Jequié for arrasada, Jitauna também será. Então. Meu pedido é: OUTRA BARRAGEM antes desta pra não sobrecarregar a Barragem de Pedras que temos hoje. Em nome de todos os jequieenses eu peço. Obrigada. Deus os abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close