PARTE DO CENTRO COMERCIAL DE JEQUIÉ DEBAIXO D’ÁGUA COM NOVA VAZÃO REALIZADA PELA CHESF.
Com o represamento do leito do Rio Jequiezinho, a partir da cheia do Rio das Contas, parte do Centro Comercial de Jequié está inundado. Foram atingidos o Mercadão Vicente Grilo e seu entorno. Feirantes e comerciantes amanheceram neste domingo (25dez22) retirando mercadorias. A situação é critica também na Av. Landulfo Caribé, nas proximidades da Praça dos Caçambeiros, e na Av. Franz Gedeon na área que compreende o Posto de Gasolina e a antiga Cesta do Povo. O trânsito ligando o Jequiezinho ao Centro e vice-versa é feito apenas pela Av. César Borges e pela Av. João Goulart.
Para piorar a situação, as fortes chuvas continuam na parte alta da Bacia do Rio das Contas e como o Reservatório da Usina da Pedra recebeu um volume de água expressivo nas últimas horas, a Chesf, para o controle de cheia resolveu aumentar a vazão de 2.000m²/s para 2.400m³/s ainda neste domingo.
Em entrevista coletiva, o prefeito Zé Cocá informou que o nível da Barragem chegou a 92% e fez um apelo as pessoas que residem as áreas situadas nas planícies de inundação. “A situação é crítica. Estamos com toda a estrutura da Prefeitura à serviço da População e o município conta com o total apoio do Corpo de Bombeiros e outros órgãos que fazem parte da Defesa Civil”, enfatizou o prefeito.
O agravamento da situação se deve, particularmente, a cheia do Rio das Contas.
Além dos prejuízos na região do Mercadão Vicente Grilo, centenas de casas foram invadidas pelas águas do Rio das Contas, principalmente no Joaquim Romão (região da Argemiro Melo) e Curral Novo. Algumas casas não suportaram e . A situação é desesperadora.
Fonte: Jequié e região