Jequié:Alexandre Iossef Salienta a importância das feiras de saúde e campanha do Outubro Rosa da Santa Casa de Jequié
A Santa Casa de Jequié ( Fundação José Silveira) promove Feira de Saúde alusiva ao outubro rosa que vai até o próximo sábado
Confira os locais
Em homenagem ao mês da luta contra o câncer de mama, o público jequieense tem acesso desde as primeiras horas desta segunda-feira (16) a diversos serviços de saúde, cidadania e orientações de forma gratuita e isso se perdura até o próximo sábado (21), entre 7h e 17h seguindo o plano de agendamento da instituição que leva os serviços aos bairros da cidade.
AS feiras e multidões de Saúde acontecem todos os meses em Jequié, e é uma iniciativa da Santa Casa que tem como Gerente Geral Alexandre Iossef, e para ter acesso aos serviços, o paciente precisa apenas chegar cedo e garantir a sua vaga e o cidadão pode realizar até cinco tipos de exames, (Ultrassons, Mamografia, Eletrocardiograma, preventivo e Raio-x) além de até 6 tipos de consultas (Clinico Geral, Cardiologia, Oftalmologia, Ginecologia, Pediatria e Mastologia).
Para ter acesso aos atendimentos, é necessário apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), o RG e CPF. Já no caso de exames de ultrassonografia.
Vale ressaltar que para uma melhor avaliação do quadro clínico do paciente é recomendado que se faça exames laboratoriais, para isso, estando dentro dos serviços ofertados pela Feira da Saúde é preciso apresentar a solicitação médica e é recomendado levar os exames anteriores para analisar o passado e evolução do paciente.
Em parceria com o quadro efetivo da instituição e os voluntários, a Fundação José Silveira promove a ação de Feiras de Saúde que já está em sua segunda Etapa no outubro rosa, sendo que se iniciou com com shows e arrecadação de alimentos para doação a famílias acompanhadas pela instituição.
Alexandre Iossef, aponta a importância do evento para celebrar o mês alusivo aos cuidados e tratamentos ao câncer de mama. Ele comenta que a iniciativa é fruto de uma demanda que partiu da própria população, durante as pesquisas feitas nas feiras anteriores. Ele lembra que o atendimento é por ordem de chegada, a partir das 7h para o turno matutino, e para o turno vespertino de forma aleatória com distribuição de senhas apenas no período da manhã.
“É mais uma etapa do programa já consolidado a nossa missão é cuidar da saúde do povo de Jequié, ao levar os atendimentos para mais perto da população, quebrando as barreiras hospitalares e atendendo as demandas reprimidas. Esses pacientes procuram as redes dos postos de saúde onde devem ser executados estes serviços e, na maioria das vezes, não conseguem os atendimentos por falta de disponibilidade. Então, o projeto vem, desta vez, voltado para toda a população”, declara.
Em Jequié, já foram realizadas diversas feiras por causa do tamanho da população e nesta semana a caravana passará pelos bairros Jequiezinho, Jardim Eldorado, Curral Novo e Alto da Bela Vista e os locais e dias de atendimento você pode conferir no cartaz exposto acima
Alexandre acrescenta que com as feiras, também tem o intuito de estimular o cuidado com a saúde, podendo tratar precocemente e rastreando as doenças, além do acesso da população aos direitos.
Com Supervisão do Jornalista Mateus Oliver