O Grupo de Manifestação Prol Asfalto, realizará no dia 11 de fevereiro de 2023 um grande evento para consolidações de pedido e entrega de documentos de requerimento do Asfaltamento do trecho de Porto Alegre x Ba 026.
O Grupo de Manifestação Prol Asfalto, realizará no dia 11 de fevereiro de 2023 um grande evento para consolidações de pedido e entrega de documentos de requerimento do Asfaltamento do trecho de Porto Alegre x Ba 026, confirmados presença de deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores entre outras autoridades dos municípios envolvidos.
Esperamos um grande número de pessoas para na oportunidade colher assinaturas para a causa, teremos disponíveis para as comunidades transporte de ida e volta.
Sobre a Região:
Nossa região situada no sudoeste da Bahia, no território do Médio Rio de Contas tem um raio de mais de 50 Km de diâmetro, englobando comunidades povoados de cinco municípios:
Maracás:
Porto Alegre, Assentamento Pindobeira, Pindobeira, Água Branca, Jacaré, Assentamento São Sebastião, Moni, Espinho, Alagoinha, Boa Vista e Cachoeirinha.
Barra da Estiva:
Estandarte e
Santana
Iramaia:
Ilha Grande e Vereda Nova
Manoel Vitorino
Pombas, Salinas e Jequiezinho.
Jequié:
Boa vista
Essas comunidades em sua maioria ficam situadas as margens dos rios de Contas e Jacaré, e banhados pelo lago da Barragem de pedras, segundo o Comitê de bacia Hidrográfica do Rio de Contas, temos nessa região uma das maiores disposição de água da Bahia, tornado nossa região uma área totalmente propícia a agricultura irrigada, enquanto tem clima para produzir durante todo ano ainda tem o conforto hídrico para não parar produção.
Nossa agricultura irrigada chega a ser o quarto maior produtor de melancia da Bahia, temos ainda uma quantidade significativa de produção de Quiabo, Pimentão, Tomate, Cilagem de Milho, Maracujá, Manga de exportação, Pimenta, Melão, Mamão e até Cacau, com uma diversidade enorme na agricultura irrigada e disponibilidade de área agricultavel e terras férteis.
O que torna o vale do Rio de Contas o maior potencial produtivo genuinamente baiano, atrás do vale do São Francisco que não engloba somente a Bahia.
Potencial também na expressão da caprinocultura, pecuária leiteira e de corte, apicultura e psicultura, temos grande produção de pescados da pesca artesanal de peixes e camarões.
Na área de exploração mineral, aqui está situada a maior mineradora de Vanádio das Américas e uma produção de Vanádio de altíssimo teor de pureza, também outros tantos minerais são explorados, inclusive com uma espectativa de grande exploração de Ouro no nosso semi-árido.
Toda essa produção, toda nossa economia e desenvolvimento vem crescendo independente dos órgãos públicos e comprometimento das esferas de governo do nosso país, o povo forte e insistente que apesar dos poucos recursos e incentivo vem tornando cada vez mais consolidado o espaço no cenário produtivo do estado.
Hoje, o entrave maior para o crescimento exponencial da economia de novo polo produtivo e econômico da Bahia é justamente o acesso, onde a precariedade das estradas inviabiliza comercialização e novos investimento para nossa região.
Por essa justificativa, que nos juntamos e criamos este grupo, em embates sérios e vozes contundentes de um povo que sofre a várias gerações, gritando por socorro, gritando por condições de desenvolvimento e agora com essa decisão definitiva em promover este desenvolvimento através do movimento popular.
ASFALTO JÁ!!
ESSA É NOSSA LUTA !
ESSA É NOSSA SAÍDA!
Já temos nosso direito de ir e vir suprimidos e não vamos exitar em fazer novas manifestações para que nos dêem a atenção que assim merecemos.