Libertadores 2023 começa nesta terça-feira
A Libertadores 2023 terá seu pontapé inicial nesta terça-feira, às 21h (de Brasília). Neste horário, Sport Huancayo, do Peru, e Nacional, do Paraguai, começam a se enfrentar pela primeira fase da competição continental, que ainda terá outros dois confrontos.
Na quarta, o Nacional Potosí, da Bolívia, recebe o El Nacional, do Equador. Quinta-feira é a vez do Boston River, do Uruguai, pegar o Zamora, da Venezuela. A fase é disputada em confrontos de ida e volta, sem o gol marcado fora de casa como critério de desempate. Em caso de igualdade, a decisão será na disputa de pênaltis, sem prorrogação.
O sistema é o mesmo da segunda fase, onde times brasileiros já começam a aparecer. O Atlético-MG será adversário do Carabobo, da Venezuela, enquanto o Fortaleza enfrentará o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Oito times se classificam para a terceira fase, a última antes dos grupos.
A fase de grupos, que terá sorteio no dia 22 de março, começa a ser disputada no dia 4 de abril e conta com seis brasileiros garantidos: Flamengo, o atual campeão, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense. A final da competição acontece no dia 11 de novembro.
A Conmebol anunciou em janeiro que aumentou em 21% o valor da premiação da Libertadores. O total agora é de 207,8 milhões de dólares – mais de R$ 1 bilhão. Haverá um prêmio de 300 mil dólares para cada vitória na fase de grupos, e o campeão pode faturar até 28,05 milhões – cerca de R$ 147,5 milhões.
Veja o detalhamento das datas:
- Primeira fase: 7/fev a 16/fev
- Segunda fase: 21/fev a 2/mar
- Terceira fase: 7/mar a 16/mar
- Fase de grupos: 4/abr a 29/jun
- Oitavas de final: 1º/ago a 10/ago
- Quartas de final: 22/ago a 31/ago
- Semifinais: 26/set a 5/out
- Final: 11/nov
Times já garantidos na fase de grupos:
- Brasil: Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Internacional, Corinthians e Fluminense
- Argentina: River Plate, Boca Juniors, Racing, Argentinos Juniors e Patronato
- Equador: Independiente del Valle, Barcelona de Guayaquil e Aucas
- Paraguai: Olimpia e Libertad
- Uruguai: Nacional e Liverpool
- Colômbia: Atlético Nacional e Deportivo Pereira
- Chile: Colo-Colo e Ñublense
- Bolívia: Bolívar e The Strongest
- Peru: Melgar e Alianza Lima
- Venezuela: Metropolitanos e Monagas