Prefeitura de Jequié vai criar Escola Pública de Trânsito na cidade
O prefeito Zé Cocá encaminhou para apreciação da Casa Municipal de Jequié, um Projeto de Lei que visa instituir a Escola Pública de Trânsito na cidade. A matéria já está inclusa no expediente devendo começar a ser votada na próxima sessão.
Essa iniciativa visa combater a elevada taxa de sinistros e fatalidades no trânsito, reconhecendo a educação como uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, oferecendo uma formação ampla sobre as normas de trânsito, comportamento adequado e prevenção de sinistros de trânsito, abordando não apenas motoristas, mas também motociclistas, pedestres, ciclistas, alunos da rede pública de ensino da zona urbana e rural e a população em geral.
O Blog Jequié e Região teve acesso ao PL. O mesmo é baseado em resolução nacional que define critérios que garantem a uniformidade na abordagem educacional, assegurando que todas as escolas da rede pública sigam um padrão de qualidade no ensino.
A proposta busca promover uma formação que contemple a legislação de trânsito, direção defensiva, cuidados com a segurança e a importância do respeito mútuo entre todos os usuários das vias.
Impactos Esperados
A Prefeitura de Jequié busca a redução de sinistros. Com a educação adequada, espera-se uma diminuição nos índices de sinistros, ferimentos e mortes no trânsito, contribuindo para a segurança viária; além de promover a cultura de respeito e responsabilidade, onde os cidadãos compreendem seus direitos e deveres no trânsito.
Além disso, a padronização e a criação da Escola Pública de Trânsito e a oferta de cursos gratuitos e acessíveis visa democratizar o acesso à educação para todos, especialmente grupos vulneráveis, garantindo que mais pessoas possam se beneficiar das orientações sobre segurança viária