Sindae denuncia descredenciamentos e trocas de hospitais pela Unimed Nacional na região de Jequié e Ipiaú
O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia-Sindae, divulga nota pública, denunciando a falta de atendimento e descredenciamentos de hospitais causados pela Central Nacional Unimed (CNU), tanto na capital quanto no interior do estado, desta feita, em relação aos trabalhadores (as) da Embasa, da Unidade Regional de Jequié.
Leia a nota do Sindae:
“[…] desde o início de sua operação em dezembro de 2022, e com o fim do contrato com a prestadora de assistência médica anterior, Promédica, a categoria que atua na microrregião de Ipiaú tem enfrentado dificuldades com o descredenciamento do Hospital São Roque, obrigando-os a recorrer a Jequié em caso de necessidade. No entanto, agora, parece que nem essa opção estará disponível.
O motivo da preocupação é que a Unimed Nacional anunciou a troca do atendimento do Hospital Santa Helena em Jequié, o único hospital 24 horas com emergência credenciado na região, pela Unimed Sudoeste. No entanto, o hospital emitiu uma nota comunicando à população sobre o descredenciamento da Unimed Sudoeste, gerando mais incertezas para os trabalhadores da Embasa em relação ao acesso a serviços de saúde adequados.
A justificativa apresentada pela Unimed foi a existência da clínica Perpétuo Socorro, mas o sindicato contestou junto à GPEV, enfatizando que esse estabelecimento não opera 24 horas e não possui a mesma estrutura do Hospital Santa Helena, incluindo a falta de UTI. Essa discrepância levanta sérias preocupações sobre a adequação do atendimento oferecido aos trabalhadores (as) na região.
Após o protesto do Sindae e do setor pessoal da Unidade de Jequié, a Embasa informou que já notificou a Unimed sobre a inconformidade com o contrato e que aguarda o cumprimento contratual, assegurando que o Hospital Santa Helena permaneça credenciado”.