Erradicação da pólio / Gotinha está sendo substituída por vacina injetável
A vacina oral poliomielite, será oficialmente aposentada no Brasil até o dia 4nov24. Popularmente conhecida como gotinha, a dose será substituída pela vacina inativada poliomielite aplicada no formato injetável. A substituição tem o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Nos parece bem lógica a troca das vacinas”, avalia a representante do Comitê Materno-Infantil da Sociedade Brasileira de Infectologia, Ana Frota, ao citar que, a partir de agora, a orientação é que a gotinha seja utilizada apenas para controle de surtos, conforme ocorre na Faixa de Gaza, no Oriente Médio.
Em 2023, o Ministério da Saúde informou que passaria a adotar exclusivamente a vacina injetável no reforço aplicado aos 15 meses de idade, até então feito na forma oral. A dose injetável já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Já a dose de reforço contra a pólio, antes aplicada aos 4 anos, segundo a pasta, não será mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses vai garantir proteção contra a pólio.