Curitiba é a capital menos desigual do Brasil, segundo levantamento do Instituto Cidades Sustentáveis

Um estudo realizado pela primeira vez pelo Instituto Cidades Sustentáveis revelou o primeiro mapa da desigualdade entre as capitais brasileiras, e considerou quarenta indicadores em áreas como saúde, educação e segurança. Curitiba lidera o ranking, de cidade com menos desigualdade no país.

Em segundo lugar no ranking está Florianópolis, seguida por Belo Horizonte e a capital do Tocantins. A cidade de São Paulo, apesar de possuir o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, ocupa a quinta posição. O levantamento ainda aponta que São Paulo enfrenta desafios significativos em termos de investimento público em infraestrutura, especialmente em áreas periféricas.

Jorge Abrahão, coordenador do Instituto Cidades Sustentáveis, enfatizou a disparidade existente no país: “O Brasil é um dos 10 países mais ricos do mundo, tem um dos 10 maiores pibs do mundo, mas ele é um dos 10 mais desiguais do mundo. e um mapa como esse mostra e confirma isso.”

O mapa também revela que Porto Velho é a capital com os piores indicadores de desigualdade. Josué Medeiros, assessor do Ministério das Cidades, enfatizou a necessidade de políticas públicas mais eficazes.

“A gente entende que a política pública pode ser muito mais eficaz se a gente tiver apoio da sociedade civil e ela pode ser muito mais eficaz também se a gente souber recortar o território periférico onde as muitas desigualdades mais incidem, mais atacam a vida das pessoas”, ressaltou o assessor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close