Bahia decide a sorte contra o Grêmio pela Copa do Brasil

Todo jogo decisivo de mata-mata envolve diversos aspectos específicos que podem interferir no desfecho: estratégias a partir do resultado do primeiro confronto, capacidade de segurar o placar favorável e de guardar cartas na manga. No caso do Bahia, que pega o Grêmio, hoje, em Porto Alegre, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, um jogador, em especial, pode ser fundamental para a classificação dependendo do que ocorrer durante os 90 minutos. 

O goleiro Marcos Felipe foi o herói na eliminação do Santos, com dois pênaltis defendidos. A primeira partida contra o Grêmio terminou em empate de 1 a 1, na semana passada, na Fonte Nova,  assim como as duas anteriores pelo torneio nacional. No jogo mais recente com o Cuiabá, pelo Brasileirão, as equipes também ficaram em um gol para cada lado. 

Considerando esse histórico recente, em que os empates têm sido frequentes, é preciso considerar mais fortemente a possibilidade da partida, que definirá uma das equipes que disputam a semi, seguir para a disputa de pênalti. O time gaúcho tem Suárez como a sua principal referência no ataque e como cobrador de pênaltis.

O atacante uruguaio já marcou gol de pênalti em uma partida importante na temporada, na final do Campeonato Gaúcho, contra o Caxias, mas perdeu em outras duas ocasiões, enfrentando o Ferroviário, na Copa do Brasil, e o Santos, no Campeonato Brasileiro, em que isolou a cobrança por cima do gol. 

No ano passado, Luis Suárez perdeu um pênalti em sua retorno para o Nacional, do Uruguai. Ou seja, enquanto o histórico recente do principal jogador de ataque do Grêmio nas cobranças de penalidades é ruim, o retrospecto do arqueiro do Bahia é decisivo.

Na tríade de confrontos entre Bahia e Grêmio em 2023, os gaúchos levam vantagem. Das duas partidas já disputadas, o Tricolor dos Pampas venceu uma, enquanto a segunda terminou no empate. Dois fatos marcam as duas partidas, o gol que garantiu a vitória e também o empate dos adversário do Tricolor Baiano aconteceu nos últimos minutos. O Esquadrão, portanto, vai precisar ficar ligado, dessa vez, do início ao fim para não ter, novamente, uma surpresa negativa. 

A equipe comandada por Renato Paiva finalizou a preparação para a partida, ontem, no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, com três momentos. Uma sessão de vídeo para estudar o adversário e fazer correções táticas, uma atividade na academia e, depois, os jogadores foram para o campo para um treino tático e de cobranças de pênalti.

O meia Cauly e o lateral Gilberto não seguiram nas atividades com o grupo até o final. O primeiro realizou uma atividade física e técnica com a preparação física e provavelmente não joga, enquanto o segundo iniciou o treino no campo e depois fez um trabalho físico separado. 

Como Thaciano não pode jogar por conta do regulamento, Mugni pode começar na titularidade. Já no setor defensivo, Paiva vai contar com os retornos dos laterais Ryan e Cicinho. Já Jacaré e Biel seguem em recuperação das contusões. 

A realização do jogo entre Bahia e Grêmio hoje é incerta. Por conta de um alerta de ciclone extratropical no Sul do Brasil, que pode gerar ventos fortes e em alta velocidade,  no Rio Grande do Sul, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Marinha do Brasil, a partida pode ser adiada. 

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo chegou a solicitar ao Grêmio e às federações estadual e nacional a mudança da data da partida, que envolve o deslocamento de milhares de torcedores pela cidade na ida para   a Arena do Grêmio, onde está previsto para ocorrer o jogo.  Antes disso, o próprio clube já tinha notificado a CBF. É provável que o adiamento se confirme diante dos alertas emitidos. 

Em publicação em suas contas nas plataformas de  redes sociais, o prefeito gaúcho afirmou: “Ainda diante do alerta do ciclone extratropical, enviamos ofício ao Grêmio, FGF e CBF solicitando o adiamento do jogo marcado para a noite desta quarta-feira na Arena. Importante a precaução considerando que envolve deslocamento de milhares de pessoas e mobilização de serviços”. Entretanto, até o fechamento desta edição, a mudança de data do confronto não havia sido confirmada pelas equipes ou pela CBF. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close